SINDEPAT Summit reúne mais de 300 participantes na Serra Gaúcha

Publicado em 28/03/2022

Em 2023, evento volta a ser realizado em Brasília

Com mais de 300 profissionais participantes, a terceira edição do SINDEPAT Summit foi considerada pelo presidente do SINDEPAT, Murilo Pascoal, como a edição do “reencontro”. “Trabalhamos arduamente como associação para que não houvesse o colapso do setor de parques e atrações quando tivemos de fechar por meses, em 2020. Os resultados começaram a aparecer, por meio de medidas que contiveram as demissões, e seguem surgindo, como na semana passada, quando tivemos a conquista da desoneração fiscal federal por cinco anos”, disse. “Estar aqui hoje, depois de tudo que enfrentamos, demonstra a resiliência do Turismo e a força do nosso setor. Estamos juntos e este é o primeiro de muitos reencontros que virão”, completou.

Realizado na semana passada no Wish Serrano, em Gramado, na Serra Gaúcha, o SINDEPAT Summit reuniu 26 empresas expositoras de 11 países, além do Brasil. Na plenária, priorizou temas nacionais e palestras técnicas. “Olhamos com atenção para o mercado nacional na escolha dos temas apresentados, como a análise do potencial dos parques naturais para o turismo, uma vez que a abertura de nosso evento ocorreu um dia depois da concessão do Parque Nacional do Iguaçu”, explica a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri. “Mostramos a transformação da Serra Gaúcha em polo de entretenimento nacional, com forte aposta nos parques e atrações, destacamos a importância da arquitetura de conteúdo e do master planning para revitalização de empreendimentos, por meio do case Parque Bondinho Pão de Açúcar, entre outros.”

Os 21 showcases apresentaram as novidades em produtos e serviços para o setor. De soluções tecnológicas a projetos e desenvolvimento de atrações ou parques inteiros, os showcases mostraram a relevância do Brasil para o mercado internacional. Na lista de showcases estiveram a Aquakita, AskSuite, CaptiVR, Cloward H2O, Doppelmayr/Garaventa, Felimana, Fluidra, Imply, Intamin, Jeff Ellis, Meka, MultiClubes, Planne, Polin WaterParks, Red Raion, Semnox, Speed Kids, WhiteWater e Zamperla, além do Ministério do Turismo.

Ministério do Turismo

Um dos destaques entre os showcases do SINDEPAT Summit foi o do Ministério do Turismo, que apresentou o Portal de Investimentos criado pela pasta e as condições para contratação de recursos do Fungetur. A representante do MTur, Cinthia Marques, falou sobre o que pode ser contratado com o Fungetur e quais são as exigências e condições das contratações. Na apresentação sobre o Portal de Investimentos, Cinthia destacou a base de dados de investidores incluída na ferramenta, bem como o cadastro de projetos e a divulgação de inteligência de mercado focada na atração de investimentos.

Emoção e homenagem

A manhã do segundo dia do Summit foi marcada pelo momento mais emocionante do encontro, quando o CEO do Wet´n Wild, Alain Baldacci, ex-presidente do SINDEPAT, apresentou a retrospectiva do setor de parques no Brasil, misturando fatos históricos e acontecimentos pessoais. “Conquistei muitas coisas e perdi muitas delas. Posso garantir que nenhuma das minhas conquistas foi individual. Sempre encontrei apoio em nosso setor e isso foi decisivo para a criação da Adibra, há mais de 30 anos, e para a fundação do SINDEPAT, em 2003, quando o Brasil e nosso setor já viviam outro cenário”, explicou.

Foi Baldacci quem convidou ao palco Murilo Pascoal e Carolina Negri, do SINDEPAT, e a presidente da Adibra, Vanessa Costa, para entregarem juntos homenagem a Marcelo Gutglas, fundador do Playcenter e idealizador do Hopi Hari, considerado pioneiro do setor de parques e entretenimento no Brasil. “Quero agradecer ao Alain por essa apresentação tão corajosa e inspiradora. Se hoje os parques vivem este momento de expansão no país é graças ao caminho que você, Alain, com o Marcelo (Gutglas), nosso homenageado, abriram para muitos de nós”, disse o presidente do SINDEPAT.

Agenda Legislativa

Como na edição anterior do SINDEPAT Summit, realizada em 2019, em Brasília, a associação apresentou a Agenda Legislativa, documento que reúne as pautas prioritárias do setor, em debate no Congresso Nacional. “Com a Agenda Legislativa, queremos dar nossa contribuição para auxiliar o trabalho parlamentar e de membros do Poder Executivo em questões referentes a nosso setor, gerador de emprego e renda e âncora do desenvolvimento de muitos destinos onde estão instalados”, explicou Pascoal. “O documento reúne o posicionamento do SINDEPAT, pautado em técnicas e dinâmicas da indústria de parques e atrações turísticas, em relação a diversos Projetos de Lei acompanhados por nosso Departamento de Relações Institucionais em Brasília.”

Visitas Técnicas e Rodadas de Negócios

Oferecidas pela primeira vez na programação do SINDEPAT Summit, as visitas técnicas aos associados da Serra Gaúcha mostraram-se uma aposta bem-sucedida, com as vagas esgotadas uma semana antes da realização do evento. Ao todo, 80 participantes puderam conhecer detalhes das operações do Alpen Park e dos Bondinhos Aéreos, em Canela, e do Acquamotion e Snowland, em Gramado. “Vemos na troca de experiências entre os players outro dos importantes papéis de uma associação. No SINDEPAT, incentivamos isso e as visitas técnicas mostraram-se uma excelente oportunidade de benchmarking”, defendeu Carolina.

Também novidade nesta edição do Summit, as rodadas de negócios tiveram o objetivo de possibilitar reuniões privativas entre os expositores e os visitantes. “Com esse espaço, criamos um ambiente convidativo para que as conversas pudessem evoluir para negociações e aquisições, de fato. Espero receber em breve notícias de parcerias realizadas em nosso evento, de contratos que começaram a ser desenhados lá”, disse Carolina. “Esse é o melhor resultado para um evento como o SINDEPAT Summit”, completou.

Serra Gaúcha e a próxima edição

A cerimônia de abertura do Summit contou com a presença do prefeito de Gramado, Nestor Tissot, da secretária de Turismo de Canela, Carla Reis, e da presidente da Associação de Parques da Serra Gaúcha (Apasg), Manoela Costa. Com mais de 80% da economia local dependente do turismo, segundo as autoridades, a Serra Gaúcha vive hoje um boom de abertura de parques e novas atrações. Para o prefeito de Gramado, esse é o reconhecimento do trabalho realizado há mais de seis décadas, desde a fundação da cidade. “Nossa história se confunde com a do turismo. Começamos com as viagens de lazer, ainda hoje o segmento mais importante para Gramado, mas depois apostamos nas feiras e eventos e, nos últimos anos, cada vez mais fortemente nos parques e atrações”, disse o prefeito.

A secretária de Turismo de Canela lembrou que a cidade conta com mais de 50 atrações de diferentes perfis e cerca de 200 dias de eventos anualmente. “Com isso, somos um destino sem sazonalidade. Nos consolidamos no ecoturismo, mas os parques e atrações têm importância cada vez maior”, acrescentou. Segundo a presidente da Apasg, 86% da economia de Gramado gira em torno do turismo, sendo que Gramado recebeu 9,4 milhões de turistas em 2019. “A permanência média dos visitantes é de quatro dias. Quando os parques fecharam, além da queda abrupta no número de visitantes, a permanência foi reduzida pela metade”, disse, como indicativo da importância dos parques para o turismo local.

“Foi para prestigiar esse momento vivido pela Serra Gaúcha que nosso Summit veio para cá neste ano, nesta edição de reencontros”, explicou Murilo Pascoal, que anunciou ainda a realização da próxima edição do SINDEPAT Summit em Brasília, em 2023. “Temos o compromisso de nos encontrar na capital federal nos anos marcados pela substituição dos representantes dos poderes Executivo e Legislativo. O SINDEPAT tem fundamental papel na conscientização dos parlamentares sobre a relevância da nossa indústria”, explicou.

Números do SINDEPAT Summit 2022

Mais de 300 participantes