Solidariedade com vítimas do RS marca abertura do SINDEPAT Summit

Publicado em 08/05/2024

1º dia do evento contou com a presença do deputado federal Felipe Carreras, autor do PERSE

Solidariedade, a relevância do associativismo e a manutenção do PERSE marcaram os discursos de abertura do SINDEPAT Summit, que começou hoje em Foz do Iguaçu. Mais de 350 profissionais de parques e atrações turísticas participam do evento, realizado pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT). O primeiro dia do Summit contou com a presença do deputado federal Felipe Carreras, autor do PERSE e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo no Congresso.

“O PERSE é o único programa de incentivos para o turismo na história deste país. Somente neste ano, o Congresso aprovou o montante de R$ 524 bilhões em incentivos fiscais para diferentes setores, como o automobilístico, o agro, a indústria farmacêutica. O PERSE não representa nem 1% desse montante”, disse o deputado. “Mas o PERSE esteve ameaçado e só não foi extinto por causa do associativismo. Foi graças às associações que se uniram para defendê-lo, aceitando o convite para a mobilização histórica que realizamos em Brasília em 7 de fevereiro, que hoje temos algo a comemorar”, lembrou.

Para o deputado, a união do setor na “maior mobilização nacional do turismo no país” possibilitou abrir os debates para a manutenção do PERSE, que após nova aprovação na Câmara e no Senado seguiu agora para sanção presidencial. “Não tenho dúvidas de que este setor gera muitos mais empregos do que outros que têm incentivos fiscais ainda maiores. O PERSE é um programa de incentivos com data de começo e de término. Tenho certeza de que defendê-lo e apostar no desenvolvimento do Brasil.”

Em seu discurso de abertura do 5º SINDEPAT Summit, o presidente do Conselho do SINDEPAT, Murilo Pascoal, agradeceu a união de todos os parques e atrações que se mobilizaram para defender a manutenção do PERSE e defendeu o associativismo. “Só conseguimos esse tipo de atuação de forma organizada, coordenada, e essa é uma das funções do SINDEPAT”, disse.

A presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri, destacou os conteúdos que foram apresentados ao longo do dia e as oportunidades de networking na Área de Exposição, que reúne empresas fornecedoras de dez países, além do Brasil. “Já reunimos mais de 1,3 mil participantes nas quatro edições anteriores do Summit, evento fundamental para apoiar o SINDEPAT em sua missão de conscientizar os poderes Executivo e Legislativo, o mercado e a imprensa sobre a importância dos parques e atrações no desenvolvimento do Turismo nacional.”

SOLIDARIEDADE

Lamentando a tragédia provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, Murilo Pascoal convidou todos os parques e atrações turísticas a aderirem à campanha de doação de recursos para apoiar as vítimas. “Estamos concentrando as doações na APASG (Associação de Parques e Atrações Turísticas da Serra Gaúcha), entidade presidida pelo nosso conselheiro, Renato Fensterseifer Junior, que ao estar acompanhando de perto os acontecimentos, saberá destinar os recursos da forma mais adequada”, disse. “Temos uma chave pix que leva os donativos diretamente para a APASG. Peço que todos compartilhem em seus sites, redes sociais e contatos para termos a maior alcance possível, ampliando os recursos.”

O CEO do Mabu Hotéis, Luciano Motta, convidou os participantes do Summit a almoçarem no restaurante do Mabu Thermas, hotel anfitrião do SINDEPAT Summit. Por adesão, o almoço, no valor de R$ 115, foi todo revertido como doação para a APASG, arrecadando R$ 22.540. Para aqueles que desejarem doar, a chave PIX é 35.777.225/0001-33.

O 5º SINDEPAT Summit tem apoio Gold do Parque Tecnológico Itaipu/Turismo Itaipu; patrocínio Silver do Ministério do Turismo e do Grupo Limber; e patrocínio Bronze do Blue Park; Doppelmayr; e SpeedKids. Acompanhe a cobertura do evento no www.instagram.com/sindepat.