Publicado em 02/07/2020
Lançado no início de junho pelo Ministério do Turismo, o Selo Turismo Responsável – Limpo e Seguro é concedido a equipamentos do setor de turismo que seguem os protocolos de segurança sanitária elaborados pelo MTur. Para obtê-lo, é preciso estar inscrito no CADASTUR e acessar a página www.turismo.gov.br/seloresponsavel/. Ali, constam as orientações previstas no protocolo de cada segmento do turismo, entre eles os parques temáticos, os parques aquáticos e os empreendimentos de lazer.
Caso já pratique todas as determinações, a empresa adere à autodeclaração, assumindo que atende os pré-requisitos determinados. O selo é gratuito e deve ser utilizado em local de fácil acesso para o cliente/visitante. Por meio de QR code, o visitante consulta as medidas adotadas por aquele empreendimento e, caso não cumpra alguma delas, o visitante pode fazer denúncias pelo mesmo canal. Confira a lista de associados que já tem o selo:
Alpen Park;
Aqua Rio;
Barretos Country;
Beach Park;
Beto Carrero World;
Bio Parque do Rio;
Bondinho Pão de Açúcar;
Grupo diRoma;
Hot Beach Olímpia;
Magic City;
Mirabilândia;
Oceanic Aquarium;
Paineiras-Corcovado;
Parque Nacional do Iguaçu;
Parque Unipraias Camboriú;
Parque Vila Velha;
Rio Star;
Snowland Gramado;
Valparaíso Aqua Park;
Wet´n Wild
SEGURANÇA
O selo é um estímulo para que os visitantes sintam-se seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram os protocolos específicos para a prevenção da Covid-19. A criação do selo é parte da primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo MTur, com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual das atividades. As categorias dos selos incluem ainda meios de hospedagem, agências de viagens, guias de turismo e locadoras de veículos, entre outros. Há também um protocolo para os turistas. Vale a pena conhecer e recomendar a seus visitantes que o conheçam também. O protocolo também está disponível no site do MTur, no link: http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel/protocolo-para-turistas.php.
Atualizado em 17 de agosto/2020
Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way