Parques e atrações das 5 regiões do Brasil participam do DNA 2024

Publicado em 03/04/2024

Idealizado pelo SINDEPAT, Dia Nacional da Alegria ocorre na próxima semana, de 8 a 12 de abril

Na próxima semana, de 8 a 12 de abril, parques e atrações turísticas de todo o Brasil participam da 15ª edição do Dia Nacional da Alegria (DNA). Idealizado pelo SINDEPAT (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas), o DNA é um movimento que estimula os associados a receberem crianças em condição de vulnerabilidade social para um dia de muita diversão. “O evento surgiu em 2008 e, desde então, já levou mais de 500 mil crianças a experimentarem um dia de muita alegria nos parques e atrações turísticas associados”, conta a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri.

Em parceria com a Adibra (Associação Brasileira de Parques e Atrações) e a Apasg (Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha), o movimento cresceu e mobiliza a cada ano mais associados das três entidades. Cada parque e atração convida ONGs ou associações assistências parceiras para participarem da ação. As crianças que visitam os parques são convidadas por essas ONGs ganhando, além da gratuidade na visita, lanches e programação especialmente desenhada para elas, muitas vezes. Neste ano, parques e atrações de dez Estados, das 5 regiões do Brasil, participam da ação.

“É muito gratificante observar o aumento da participação dos parques a cada ano. Quando criamos o DNA, ele era realizado em um dia apenas, o que impedia alguns empreendimentos de participarem”, lembra Carolina. “Ampliamos para uma semana de realização e vimos o número de crianças beneficiadas crescer exponencialmente. Alguns associados optam por realizar a ação em mais de um dia daquela semana, como o Oceanic Aquarium, que receberá grupos de crianças nos cinco dias de realização do DNA.”

Em meio aos muitos parques que participam da ação há anos, existem alguns estreantes. É o caso do Parque do Cristo, de Poços de Caldas (MG). Concedido à iniciativa privada há pouco mais de um ano, o parque urbano receberá cerca de 60 crianças que vivem em abrigos da cidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social de Poços de Caldas. As crianças realizarão o passeio no teleférico e a visita ao parque no próximo dia 10.

Parques participantes do DNA 2024

8/4 – Segunda-feira

Alles Park (SC)

Mirage Park (AM)