Publicado em 23/08/2024
O AquaRio lançou, na última quarta-feira, sua nova campanha educativa ‘Manguezal: Berçário de Vida’, com objetivo de chamar a atenção do público para a importância dos manguezais e a necessidade de protegê-los para as futuras gerações. A ação foi feita em parceria com a Rede Nós da Guanabara e o Projeto Do Mangue ao Mar — iniciativa da ONG Guardiões do Mar, em convênio com a Transpetro. Ela é composta por atividades lúdicas, exposições interativas e encontros com comunidades tradicionais, e começa hoje, 23 de agosto.
A série de rodas de conversa ‘AquaEduca – Saberes dos Povos do Mar, Juventudes e Comunidades Tradicionais’ é um dos grandes destaques da campanha. Nestes encontros mensais, líderes comunitários, jovens, especialistas e o público em geral vão se juntar para discutir diversos temas como turismo sustentável, conservação ambiental e o papel das comunidades tradicionais na proteção dos manguezais. O grande foco do debate será a conservação costeira e marinha e na valorização dos territórios das baías de Guanabara e Sepetiba e suas culturas locais.
O cronograma inclui encontros com temáticas específicas, como o protagonismo juvenil na conservação ambiental, o papel das mulheres na defesa dos territórios costeiros e as lideranças tradicionais de pescadores e catadores de caranguejo.
Na estreia dos encontros, o tema já está definido: Raízes e Rituais: Quilombo e Agroecologia em Diálogo. O primeiro envento terá a presença de líderes como Juliana Diniz, Jandira Oliveira (Museu Vivo da Agroecologia), Griô Almirena Raimundo Couto (Quilombo do Feital) e Ana Beatriz Bernardes Nunes (Associação Estadual das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro Acquilerj).
Outra atração apresentada pela Campanha será uma instalação imersiva, logo na entrada do AquaRio. Nela, os visitantes poderão interagir com a representação dos ecossistemas: Restinga, Manguezal e Mar Aberto, que estarão separadas por três salas educativas — "Trajetória da vida pelas Raízes", "Imersão na biodiversidade", e "Entre águas e Culturas", respectivamente. Elas serão chamadas de 'Fontes de Conhecimento', e tem como objetivo oferecer experiências interativas que vão além da simples exposição de conteúdo.
As ações da AquaRio não se limitam às exposições interativas, e em colaboração com a ONG Guardiões do Mar, vai promover uma ação socioambiental no dia 11 de setembro, na comunidade de Itacioa, em São Gonçalo. Na iniciativa inédita, que faz parte da campanha educativa sobre os manguezais, os participantes poderão interagir com educadores do AquaRio e do Bioparque do Rio
Entre outras atividades previstas pela Campanha, estão também as ‘Olimpíadas dos Resíduos, voltada para a coleta de lixo. A ação contribuíra com a cadeia de reciclagem e a conservação da Baía de Guanabara. De acordo com a a bióloga e educadora Joyce Anjos, "A missão de compartilhar saberes e promover a educação ambiental vai muito além dos muros do AquaRio".
Serviço:
Série de Rodas de Conversa ‘AquaEduca’
Evento: Saberes dos Povos do Mar, Juventudes e Comunidades Tradicionais
Horário: 15h
Programação:
Agosto – Raízes e Rituais: Quilombo e Agroecologia em Diálogo
Setembro – Cultivando o Futuro: Encontro de Juventude Do Mangue ao Mar
Outubro – Ecos do Mar: O Papel da Mulher na Conservação
Novembro – Conexões do Mangue: Lideranças Tradicionais de Pescadores e Catadores de Caranguejo da Baía de Guanabara
Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way