AquaRio (RJ) recebe exposição imersiva Oceano Sem Fronteiras

Publicado em 20/09/2022

As exposições imersivas caíram no gosto dos brasileiros. Agora, o AquaRio, no Rio de Janeiro, traz a temática dos oceanos em uma exposição desse tipo, em cartaz até 11 de dezembro no aquário carioca. A exposição Oceano Sem Fronteiras propõe reflexões sobre a importância de garantir uma relação saudável com os mares.

Por meio de projeções, o público pode visitar o fundo do mar e interagir com seres marinhos. Em 170 metros quadrados, vai encontrar ainda mapas e painéis com conteúdos sobre a necessidade de conservar a biodiversidade dos oceanos. A exposição oferece informações sobre economia oceânica, o litoral brasileiro, a relação dos humanos com o mar, além de alertar para problemas que afetam a biodiversidade. O visitante pode aprender sobre as consequências da pesca predatória e do acúmulo de plástico nos oceanos, por exemplo. 

A exposição ocorre dentro da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, que iniciou em 2021 e vai até 2030. Proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), a iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população em todo o mundo sobre a importância dos oceanos e mobilizar atores públicos, privados e sociedade civil para promover ações que favoreçam a sustentabilidade dos mares.

“Desde a sua abertura, o AquaRio prioriza a educação ambiental como forma de ajudar o conscientizar o público sobre a importância da conservação da biodiversidade marinha. Ao longo de mais cinco anos, o atrativo trouxe diversas experiências aos visitantes e, a partir de setembro, recebe a exposição imersiva Oceano Sem Fronteiras. Com isso, esperamos que o público se sinta engajado a ser o guardião dos mares, entendendo a relação única que a humanidade sempre teve com os oceanos”, diz Talita Uzeda, gerente de sustentabilidade do Grupo Cataratas, empresa responsável pela gestão do AquaRio", que é o maior aquário da América do Sul, localizado no Porto Maravilha e reúne cerca de três mil animais em 28 tanques que somam 4,5 milhões de litros de água salgada.

A visitação ocorre das 9h às 17h durante a semana e das 9h às 18h nos finais de semana. O ingresso para a exposição não inclui a visita ao aquário. 

 

SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way