Aviva lança Relatório de Sustentabilidade 2022-2025

Publicado em 12/06/2023

A Aviva, detentora do parque aquático Hot Park e dos destinos Rio Quente Resorts e Costa do Sauípe, comemorou a Semana do Meio Ambiente com o lançamento de seu Relatório de Sustentabilidade. A empresa também realizou uma série de transmissões ao vivo no canal do YouTube da startup SDW, entre os dias 5 e 7 de junho, debatendo projetos socioambientais.

A Agenda ESG 2022-2025 da Aviva foi estruturada e conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “Temos o compromisso de proteger o meio ambiente, promover a inclusão e a diversidade, e manter práticas éticas e transparentes em todos os aspectos de nossos negócios. Nosso foco em sustentabilidade e ESG está atrelado ao reconhecimento do papel vital que desempenhamos na construção de um mundo melhor para as gerações futuras”, diz o CEO da Aviva, Alessandro Cunha, conselheiro do SINDEPAT.

Na frente social, há anos que a Aviva tem uma forte preocupação com o tema diversidade e inclusão. Todo ano a empresa realiza ações como o Dia Nacional da Alegria, no qual o Hot Park recebe gratuitamente cerca de 3.000 crianças vindas de 60 instituições de diversas regiões do Estado de Goiás. Além disso, internamente, desde 2019 é realizado um projeto voltado para a diversidade, trazendo colaboradores de diferentes áreas para serem embaixadores e ajudar a disseminar ações para conscientização desse tema por meio de um Comitê de Diversidade. A empresa investe em treinamentos e conscientização para criar um ambiente diverso e respeitoso para todos.

No que se refere à governança, a empresa conta com um Canal de Ética e canal de denúncias operado pelo consultor externo ICTS Outsourcing – empresa especializada que garante total independências na recepção, confidencialidade, triagem e direcionamento dos eventos reportados, aberto ao acesso de todo o público, disponível através do site, e-mail e telefone.

Na frente ambiental, em 2022, os resultados foram positivos. Nesse período, no que se refere ao tratamento de água, foram produzidas internamente oito toneladas de cloro à base de água, sal e energia, resultando em um sistema seguro e eficiente. A preocupação com o reuso de água, reciclagem de resíduos e diversificação de matriz energética, bem como um olhar atento à preservação da fauna também são pontos de destaque na atuação responsável da companhia.

A Aviva monitora, com a ajuda de parceiros locais, a água desde quando ela entra nos complexos de seus destinos até ser devolvida para a natureza. “Aquíferos e Mananciais” é um tema prioritário na agenda ESG da companhia pela representatividade do recurso no funcionamento dos destinos. Tanto o Hot Park quanto Rio Quente Resorts e Costa do Sauípe estão integrados à natureza.

Para isso, foram revisados todos os processos, desde o consumo até o tratamento e volume de retirada de água do manancial. Desde 2010, há uma Estação de Tratamento de Efluente no Rio Quente Resorts, com capacidade para tratar até 1.800 m³/dia de efluente, com eficiência média de 85,5% de remoção da carga orgânica, minimizando o impacto negativo e protegendo os mananciais.

No Rio Quente Resorts e no Hot Park, ambos em Goiás, a água utilizada vem de um sistema próprio alternativo, não dependendo de abastecimento público e, portanto, diminuindo o impacto dos empreendimentos na comunidade em que estão inseridos. A água destinada à balneabilidade do Hot Park e potabilidade de todo o complexo é tratada com cloro produzido no local. Toda a água do complexo é tratada, reutilizada e devolvida para a natureza em padrão de qualidade sustentável.

Em Goiás, estas ações são parte do Projeto Águas, que contribui na proteção das nascentes da região e regeneração das que foram degradadas em fazendas do entorno. A Aviva apoia com estudos técnicos e doação de mudas nativas produzidas em seu viveiro. Dentro do projeto também avalia o uso de todas as fontes, inclusive no entorno da Serra de Caldas Novas, para combater o uso indiscriminado das águas e promover a proteção do Aquífero Termal.

Recuperação de áreas degradadas

Desde 2011, a Aviva realiza monitoramento semestral da fauna e flora, analisando comparativamente dados da biodiversidade local com a Unidade de Conservação – UC PESCaN, em que 90% das espécies em sua área de influência são similares às espécies presentes na unidade. A companhia realiza a recuperação de 6,14 hectares de áreas degradadas com compensação ambiental e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), onde foram plantadas 1097 mudas e produzidas 260 mudas. 93% da área já foi plantada com 363 mudas nativas.

O Rio Quente é um complexo ecológico no centro-oeste do Brasil, imerso em 49 hectares de flora abundante, bosques e vegetação nativa totalmente preservada. Neste cenário, o empreendimento tem em seu escopo a criação de um corredor ecológico que faz a conexão de sua reserva legal ao Parque Estadual da Serra de Caldas Novas – PESCaN, proporcionando a regeneração da área. “Sempre pautados pela ética, responsabilidade e transparência, seguimos, juntos, construindo um futuro melhor para todos, no qual as próximas gerações poderão viajar e se divertir com propósito em destinos cada vez mais sustentáveis”, completa Cunha.

Para acessar o relatório completo: https://www.rioquente.com.br/assets/client/pdf/relatorio-sustentabilidade-2022.pdf .