Publicado em 30/01/2025
O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga uma das Maravilhas Mundiais da Natureza, com gestão da visitação pública pela Urbia Cataratas, destacou-se em 2024 com iniciativas que uniram lazer, inclusão e solidariedade. Por meio de projetos educacionais, ações sociais e eventos beneficentes, o parque impactou 31.339 pessoas, de 620 instituições, reafirmando o papel como referência em responsabilidade social.
“Essas ações refletem o compromisso da Urbia Cataratas e do Parque Nacional do Iguaçu em aproximar a comunidade e reforçar o impacto positivo da nossa missão ambiental e social. Estas iniciativas também são importantes para a sustentabilidade, que é um dos nossos pilares, por possibilitarem a realização de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo responsável”, afirma Mario Macedo, CEO da Urbia Cataratas.
Principais ações de 2024 – Ao longo do ano, o parque desenvolveu iniciativas que beneficiaram milhares de pessoas, incluindo visitas gratuitas, arrecadação de alimentos, apoio a comunidades em situação de emergência e atividades inclusivas para crianças e pessoas com deficiência. Essas ações se somam ao compromisso do Parque Nacional do Iguaçu em promover educação ambiental, solidariedade e integração social.
Inclusão no Dia Nacional da Alegria – Em abril, cem crianças da Fundação Nosso Canto participaram de atividades educativas e recreativas no parque, visando a incentivar a relação entre natureza e educação. Os alunos tiveram a oportunidade de acessar a Passarela das Cataratas e sentir a força das águas, momento de maior alegria para as crianças. Para muitas delas foi a primeira visita à unidade de conservação. O Dia Nacional da Alegria (DNA) é uma iniciativa do SINDEPAT junto a seus associados.
Apoio emergencial ao Rio Grande do Sul – Em maio, o parque manifestou solidariedade com a doação de 30 mil garrafas de água mineral e mais de duas toneladas de alimentos para comunidades atingidas por desastres naturais no Rio Grande do Sul. O apoio ao estado gaúcho contou também com o diretor-técnico da concessionária Urbia Cataratas, Marcelo Skaf, que foi pessoalmente colaborar no resgate e operações de segurança nos locais afetados.
Ações especiais em dezembro – Dezembro trouxe a ação Cataratas do Bem, beneficiando 170 crianças e adolescentes carentes com visitas guiadas na unidade. No Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações, o DNPD, 70 visitantes participaram de atividades adaptadas, um dia celebrado em clima natalino pela presença surpresa do Papai Noel, que deixou a experiência mais marcante. O DNPD é outra das ações sociais promovidas pelo SINDEPAT junto a seus associados. No mesmo mês, em parceria com o programa Massa do Bem, foram distribuídas cem cestas básicas para famílias em vulnerabilidade.
Turismo social e impacto regional – Além de atrair visitantes de 190 países, o Parque Nacional do Iguaçu se consolida como um modelo de turismo social ao unir lazer e solidariedade. Mais do que um atrativo turístico, o local se destaca como espaço integrador e solidário, beneficiando a sociedade em múltiplas dimensões, parâmetros de âmbitos sociais, econômicos e sustentáveis. Enfim, uma unidade de conservação referência nacional e internacional em gestão integrada.
Sobre a gestão do parque – O Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e tem a gestão da visitação turística da Urbia Cataratas S.A., que está implementando um projeto robusto, moderno, inspirado nas melhores referências mundiais, para encantar ainda mais os visitantes e promover o desenvolvimento econômico da região.
Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way