Zoo São Paulo tem nascimento de arara-azul-de-lear

Publicado em 24/04/2023

O Zoológico de São Paulo foi o local de nascimento de um filhote de arara-azul-de-lear, espécie que corre risco de extinção no Brasil. O nascimento ocorreu em fevereiro. O ovo foi encontrado com a casca trincada, dentro do ninho, e os biólogos do zoológico optaram pela incubação artificial, para diminuir os riscos de contaminação. O filhote nasceu no final de fevereiro, pesando 20,5 gramas.

Segundo o zoológico, eram três ovos do casal de araras Maria Clara e Francisco, mas dois foram acidentalmente quebrados por eles. O terceiro ovo foi localizado rachado e recolhido para ter os cuidados adequados. A arara bebê segue em observação, recebendo alimentação apropriada e é acompanhado por biólogos e veterinários. Ele é irmão do Teobaldo - primeira arara a nascer no país, há oito anos, no âmbito do programa de preservação.

Os papais, Maria Clara e Francisco são vítimas do tráfico de animais e foram recolhidos pela Polícia Federal e pelo IBAMA em 2004 e 2006, e são responsáveis pela reprodução de 17 outras araras-azuis-de-lear. Natural da caatinga baiana, a população total dessa espécie, em 2022, eram de 1.500 em todo o país. A reprodução da espécie ocorre com apoio da Reserva Paulista aos projetos do ICMBio e de entidades internacionais. O Zoológico de São Paulo, junto do Governo Federal, atua na preservação Aves Silvestres, através do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de (CEMAVE).