Publicado em 12/12/2023
Movimento idealizado pelo SINDEPAT contou com apoio institucional do MTur e foi abraçado por cerca de 40 parques e atrações
Quase 40 parques e atrações turísticas espalhados por 14 Estados brasileiros participaram do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas, o DNPD. O movimento idealizado pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT) chegou a sua 13ª edição beneficiando pelo menos 15.120 pessoas durante sua realização, que neste ano contou com o apoio institucional do Ministério do Turismo, além das parcerias com a Adibra (Associação Brasileira de Parques e Atrações) e a Apasg (Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha).
“O DNDP nasceu para abraçar a inclusão. Queríamos mostrar que os parques e atrações do Brasil são espaços para todos. Para demonstrar isso, criamos o DNPD, em 2010”, lembra a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri. “O objetivo era promover uma mobilização nacional, com nossos associados oferecendo gratuidade para pessoas com deficiências e seus acompanhantes naquela data, que cresceu e virou uma semana inteira, possibilitando que mais parques e atrações participem e, consequentemente, ampliando a capacidade de atendimento. Para isso, também incluímos associações parceiras no movimento.”
O DNPD é realizado na primeira semana de dezembro, próximo ao dia 3, quando é celebrado internacionalmente o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O SINDEPAT convida os parques e atrações a escolherem um dia naquela semana para realizar o evento. Os parques e atrações convidam instituições e ONGs que atendem pessoas com deficiências para construírem junto a programação dos visitantes naquela data. “Para beneficiar mais pessoas, alguns parques e atrações optaram por realizar a ação em mais dias da semana, caso do AquaRio e do BioParque, no Rio de Janeiro, e o Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú (SC)”, conta Carolina. “Outros associados optaram por convidar ONGs para realizar a ação e ainda oferecer gratuidade para visitantes com deficiência que fossem à atração na data escolhida, caso da roda gigante de Camboriú”, acrescenta.
Entre as principais conquistas do DNPD está a ampliação do número de parques e atrações participantes a cada ano. “Isso mostra o fortalecimento do movimento e comprova a preocupação do setor de parques e atrações turísticas com a inclusão. Nossos associados são espaços de diversão, de alegria e da criação de memórias afetivas para todos”, enfatiza a presidente do SINDEPAT. Entre os parques e atrações que participaram pela primeira vez da ação aparecem empreendimentos como o parque aquático Arca Parque, de Trindade (GO), os parques naturais Nascente Azul, de Bonito (MS), e Parque Estadual do Ibitipoca, em Lima Duarte (MG), e a atração Aventura Jurássica, de Balneário Camboriú (SC).
Entre as instituições e ONGs participantes do evento estiveram várias sucursais da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), associações que apoiam deficientes visuais, auditivos, físicos, autistas e deficientes intelectuais, entre outras. “Este dia faz toda a diferença para eles, é uma oportunidade única que muitos têm de vir aqui. É um passeio maravilhoso, todos ficam muito felizes em participar”, diz a coordenadora pedagógica da APAE em Foz do Iguaçu, Maria Edna Amaro, que acompanhou grupo em visita ao Parque Nacional do Iguaçu. Para a vice-presidente da Associação Fortaleza Azul (FAZ), Érika Rolim, que atende pessoas autistas, o DNPD incentiva o convívio saudável de pessoas com deficiências em coletividade. “A gente deve incentivar cada vez mais o convívio de pessoas com deficiência, que têm o direito de estarem em todos os setores da sociedade”, disse ela, que acompanhou grupo ao Beach Park.
Alguns associados, que participam do movimento há várias edições, comemoraram números recordes na semana passada. É o caso do Blue Park, de Foz do Iguaçu, que recebeu mais de dois mil participantes. "O DNPD é uma data fundamental para promover a igualdade e a conscientização sobre as necessidades e direitos das pessoas com deficiência. Estamos muito orgulhosos de fazer parte desse movimento e de proporcionar um dia de diversão e inclusão para nossos visitantes”, defende o diretor geral do parque, Elvio Andrade.
Edição anterior
Em 2022, o 12º Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD) foi realizado em mais de 30 parques e atrações de 13 Estados, atendendo 15 mil pessoas. No ano anterior, parques e atrações de oito Estados brasileiros participaram do movimento.
Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way