Eventos

Gestão de Fornecedores foi tema da 5ª reunião do Comitê de Sustentabilidade Adibra & Sindepat

Publicado em 18/06/2024

A Gestão de Fornecedores, tema alinhado a pelo menos dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) propostos pela ONU – o 11º , de Cidades e Comunidades Sustentáveis; e o 12º, de Consumo e Produção Responsável –, foi  abordado na última reunião do Comitê de Sustentabilidade Adibra & Sindepat, realizado na semana passada, on-line, com cerca 45 participantes.

A reunião contou com a apresentação dos cases do Grupo Aviva, marca proprietária do Hot Park (GO) e da Costa do Sauípe (BA); do Parque Nacional do Iguaçu (PR); e do Beach Park (CE). A gerente geral de Experiência Supply Chain da Aviva, Patrícia Freitas, foi quem abriu as apresentações, mostrando os principais objetivos do grupo em relação às práticas ESG. Em Governança, abordou as políticas de gestão de fornecedores da Aviva.

“Temos 5 grandes metas ambientais e outras três sociais. Em Governança, a Gestão de Fornecedores é uma das nossas metas e adotamos ferramentas que nos ajudam nesse processo”, contou. Homologação, avaliação e o apoio de plataformas de compra são parte dos procedimentos do grupo. Entre as ferramentas citadas por Patrícia estiveram a Linkana. “As práticas ESG devem estar dentro da agenda de todas as empresas fornecedores do Grupo Aviva, porque estamos trabalhando uma mudança cultural”, disse, exemplificando que no próprio grupo há um programa de premiação para novas ideias que possibilitem melhores práticas ESG.

O gerente de Suprimentos do Parque Nacional do Iguaçu (PR), Roberto Alencar, destacou o objetivo de fazer cada vez mais “compras estratégicas” para o PNI. “Nos preocupamos muito com o impacto socioambiental do que consumimos e do que é comercializado dentro do parque. Dividimos essas compras em A&B; operação e manutenção; e lojas”, disse, ressaltando que a compra de materiais de reuso é fundamental, assim como a aquisição de produtos das cidades lindeiras ao parque.

“Também priorizamos contratos de longo prazo com nossos fornecedores, porque entendemos que assim eles têm a segurança necessária para realizarem investimentos, adaptando-se às melhores práticas ESG”, completou, destacando ainda a utilização de sistema de pontuação transparente para todos os fornecedores, de modo que os mesmos sejam capazes de acompanhar seu desenvolvimento em práticas ESG.

A supervisora de Sustentabilidade do Beach Park, Manuela Fonteles, falou sobre os processos de qualificação dos fornecedores do complexo cearense, contando com apoio do cientista ambiental do Beach Park, Rubson Carvalho, na apresentação. “Temos um fluxo na seleção dos nossos fornecedores que começa na prospecção; passa pela análise de documentação, onde validamos as certificações ambientais, por exemplo; e pelo monitoramento”, explicou.

“Priorizamos a aquisição de produtos locais, o que gera retorno para a comunidade e menor impacto ambiental no transporte. Hoje temos excelentes iniciativas que apoiam a comunidade local na geração de impacto positivo, como os chinelos produzidos a partir de boias plásticas enviadas para reciclagem”, contou.

O Comitê de Sustentabilidade é uma iniciativa da Adibra e do Sindepat e tem o objetivo de compartilhar entre os parques e atrações turísticas associados às duas entidades as melhores práticas em ESG. Em reuniões anteriores abordou temas como a gestão de resíduos sólidos; a gestão hídrica; a diversidade & inclusão; e a gestão de experiência para a sustentabilidade. Se você é associado Adibra ou Sindepat, envie e-mail para [email protected] e seja incluído no Grupo de WhatsApp do Comitê para ser informado sobre as próximas reuniões.

últimos Eventos

SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way