“Apoiar o Turismo é apoiar o Brasil”, defende ex-ministro do Turismo

Publicado em 04/09/2021

Deputado federal pelo PSL mineiro, Marcelo Álvaro Antônio já atuava na Frente Parlamentar do Turismo quando foi convidado pelo presidente Jair Bolsonaro a assumir o Ministério do Turismo, no início de 2019, recém-eleito para seu segundo mandato consecutivo na Câmara dos Deputados. À frente do Ministério, apoiou a união das associações de Turismo na defesa de pleitos comuns ao setor, para fortalecer essas demandas. Ainda ministro, enfrentou os impactos da pandemia de Covid-19 no Turismo, defendendo as medidas emergenciais de apoio ao setor. “Sempre tive a certeza de que o Turismo é um dos pilares econômicos do Brasil, por isso, apoiar o Turismo, é apoiar o Brasil”, acredita.

SINDEPAT – Como o senhor avalia sua relação com o Turismo antes de assumir o Ministério do Turismo? Como é essa relação hoje, de volta ao Congresso?

DEPUTADO MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO - Eu realmente tive um contato um pouco mais aprofundado com o Turismo por volta de 2015 a 2016, quando participava na Frente Mista do Turismo. Por volta de 2018, foi relatado que eu poderia ser ministro do Turismo e, por conta dessa movimentação, senti que finalmente foi reconhecida minha atuação nesse setor. Então veio o convite e eu assumi o Ministério do Turismo. Nos dois anos seguintes em que estive à frente do ministério, trabalhamos primeiramente na realização do diagnóstico do próprio ministério, para saber o que havia naquele momento e, depois, veio um trabalho de planejamento e motivacional com toda a equipe para a discussão de programas para o ministério para que os servidores públicos se sentissem importantes por sua atuação, até sermos surpreendidos pela pandemia. O resultado no final de 2019 foi positivo em relação a anos anteriores, no qual nos geramos 163% a mais de empregos do que em 2018, sendo uma experiência muito rica, e sempre com um diálogo próximo com o trade e o G20, com quem conseguimos lutar juntos pelas pautas que interessavam. Em 2020, fomos surpreendidos pela pandemia. Foi um ano de muitos desafios, mas conseguimos, com o apoio do trade, medidas de flexibilização da jornada de trabalho, entre outras vitórias. A própria Organização Mundial do Turismo (OMT) reconheceu o turismo brasileiro como um dos destaques no âmbito mundial na preservação de empresas e empregos. Foram muitos desafios, mas também foram muitas vitórias, e só tenho que agradecer pois o Turismo e um dos principais motores que gira a economia do país.

SINDEPAT – Como o senhor avalia a situação do setor turístico desde o início da pandemia de Covid-19?

DEPUTADO MARCELO – O trade do Turismo brasileiro precisava ter um tratamento diferenciado dos demais setores, não por privilégio, mas sim por lógica. É obvio que o Turismo foi o primeiro a ser afetado, e seria um dos últimos a sair da crise. Mas o Turismo precisa de um cuidado maior, pois o investimento que se faz no setor possui um retorno muito rápido.. Sempre tive a certeza de que o Turismo é um dos pilares econômicos do Brasil, por isso, apoiar o Turismo, é apoiar o Brasil.

SINDEPAT – Com o início da pandemia, várias associações de Turismo se reuniram no G20, grupo que tem defendido conjuntamente pleitos em Brasília. Como o senhor avalia essa atuação?

DEPUTADO MARCELO – Considero uma conquista e fico muito feliz por ter tido uma parcela de participação na formação desse grupo, que deve permanecer. A pauta de uma associação precisa ser a pauta de outra, para que todos cobrem juntos e o setor inteiro ganhe mais força no poder público. É uma conquista que não se deve deixar perder. Essa união do G20 deve se fortalecer cada vez mais, para que consiga em cada pauta uma possibilidade de êxito maior.