DNA recebe 24 mil crianças em mais de 30 parques e atrações turísticas

Publicado em 02/05/2022

Ação idealizada pelo SINDEPAT, com apoio da Adibra, mobilizou parques e atrações em dez Estados brasileiros

Realizada na semana passada, entre 25 e 29 de abril, a comemoração do Dia Nacional da Alegria (DNA) beneficiou 24 mil crianças, que puderam conhecer e se divertir em mais de 30 parques e atrações turísticas do Brasil. Idealizado pelo SINDEPAT (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas), o Dia Nacional da Alegria é um convite aos associados para que recebam, gratuitamente, crianças em condições de vulnerabilidade social para um dia de muita diversão. A ação conta com o apoio da Adibra, ampliando o número de parques e atrações participantes.

Depois de dois anos sem ocorrer, por conta da pandemia, o DNA 2022 foi a 13ª edição do evento, que começou com expectativa de reunir cerca de 20 parques e atender pouco mais de 12 mil crianças. “Ficamos muito felizes quando percebemos a grande adesão de nossos associados. Prevíamos entre 20 e 25 participantes e superamos 30 parques e atrações envolvidos no DNA”, comemora a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri. “Mas o que nos deixou ainda mais contentes foi o engajamento dos dirigentes dos parques e suas equipes. Foi esse envolvimento que possibilitou que chegássemos a mais de 20 mil crianças beneficiadas”, conta.

“Foi uma decisão acertada a ampliação da realização do DNA. Originalmente, em 2008, quando criamos o projeto, a data era comemorada em apenas um dia, o que impedia alguns parques e atrações de participarem”, explica. “Ao ampliarmos o evento para uma semana de realização, mais associados puderam escolher as melhores datas para participação.” Nesta edição, parques e atrações turísticas de dez Estados brasileiros realizaram a ação.

Entre os parques e atrações que realizaram o DNA pela primeira vez estão o Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú (SC), que participou da ação de segunda a sexta-feira, recebendo aproximadamente 2,4 mil crianças. “Sabemos que os parques e atrações atendem conforme sua capacidade e disponibilidade, por isso, mais importante que o número de crianças beneficiadas é a ação desenvolvida dentro dos parques durante o DNA. É o acolhimento, a diversão, a alegria”, completa Carolina.

A 13ª edição do DNA contou com a participação dos seguintes parques: Aldeia das Águas (RJ), Alpen Park (RS), AquaRio (RJ), Barretos Country (SP), Beach Park (CE), Beto Carrero World (SC), BioParque do Rio (RJ), Blue Park (PR), Bondinhos Aéreos Canela (RS), EcoNoronha (PE), FG Big Wheel (SC), Hot Beach Olímpia (SP), Magic City (SP), Marco das Três Fronteiras (PR), Maurício de Sousa Produções (SP), Mirage Park Manaus (AM), Oceanic Aquarium (SC), Paineiras-Corcovado (RJ), Parque Bondinho Pão de Açúcar (RJ), Parque Nacional do Iguaçu (PR),  Parque Unipraias (SC), Parque Vila Velha (PR), Playcenter Family (SP), Playland Center Norte (SP), Playland Eldorado (SP), Playland Interlagos (SP), Playland Osasco (SP), Playland ABC Plaza (SP), Thermas Hot World (SP), Valparaíso Adventure Park (MA) e Wet´n Wild (SP). O Parque da Mônica (SP) também participou da ação, no início de abril, e o Hot Park (GO) realizará o DNA no próximo mês.

Abaixo, algumas declarações dos representantes dos parques e atrações turísticas participantes desta edição e link para download de imagens:

Alpen Park – "Participamos do DNA desde a primeira edição e é sempre muito gratificante para toda nossa equipe. O brilho no olhar emociona, ainda mais nesse momento de retomada, onde sabemos que um dos desejos de muitas instituições era poder trazer ao parque suas crianças para um dia de muita diversão. Entender que fazemos a diferença para eles é muito importante para todos nós." – Renato Fensterseifer Junior, diretor do Alpen Park

Barretos Country – “Recebemos o convite do SINDEPAT e prontamente atendemos. A ação vai ao encontro do objetivo principal do Barretos Country, que é divertir, fazer sorrir e entreter. Alinhamos com a presidente do Fundo Social de Barretos, Letícia Lemos, para recebermos as crianças atendidas pelo município. A programação desenvolvida para o DNA foi especialmente pensada para a diversão.” – Luís Migliori, gerente geral do Barretos Country.

Beach Park – “Queremos cada vez mais reforçar a nossa preocupação com essas crianças e jovens, proporcionando uma experiência única e alegre. É sempre uma enorme felicidade poder participar do DNA, que pode ser realizado agora, depois de uma pausa de dois anos devido à pandemia.” – Raíssa Bisol, gerente de Sustentabilidade do Beach Park

Blue Park – “O Blue Park não poderia ficar de fora de uma ação na qual o público infantil é prioridade. A alegria das crianças é visível.” – Elvio Andrade, diretor do Blue Park

Bondinhos Aéreos Canela – “É uma experiência e uma sensação inexplicável. Trouxemos 200 crianças de uma ONG/Ass. Padre Franco que cuida de crianças carentes de 6 a 15 anos em turno inverso da escola, nenhum deles conhecia aqui. E ver a felicidade e alegria deles não têm preço. Demos lanche, camisetas e uma foto para cada um deles, e todos quiseram nos abraçar e agradecer pelo dia. Com certeza, faremos mais vezes, mesmo fora do evento.” – Mateus Scain, gerente dos Bondinhos Aéreos.

FG Big Wheel – “A ação vem complementar diversas outras ações de inclusão que a FG Big Wheel vem fazendo, reforçando a nossa essência de fazer com que a roda gigante seja para todos.” – Cícero Fiedler, CEO Grupo Interparques

Hot Beach Olímpia – “Diversão e alegria? É no parque aquático Hot Beach Olímpia! Estamos imensamente felizes com a ação realizada no nosso parque no dia 26/04, quando recebemos mais de 170 crianças da escola Municipal Professora Zenaide Rugai Fonseca e da ONG Humanizar Frei Roque Biscione para um dia incrível de muitos sorrisos e muita diversão. As crianças foram recepcionadas pela Turma do Guarany com uma programação superespecial. Garantimos uma alimentação nutritiva e, em parceria com o Sorvetes Bambi, deixamos o dia das crianças ainda mais doce com e distribuição de picolés. Com esta ação, dentre tantas outras que participamos, idealizamos e incentivamos, reforçamos o nosso comprometimento em proporcionar momentos de alegria e diversão para crianças e famílias com algum tipo de necessidade especial.” – Vinícius Vilela, gerente de Marketing do Hot Beach Olímpia

Magic City – "Estamos muito felizes em receber todas essas crianças e poder proporcionar momentos de diversão e experiências que ficarão marcadas positivamente na vida de cada uma delas. Isso é muito gratificante. Participar do DNA é reforçar ainda mais um dos nossos pilares, a responsabilidade social."Gabrielly Bueno, gerente de Marketing do Magic City

Oceanic Aquarium – “Já nos sentimos privilegiados em trabalhar com momentos de alegria, lazer e educação ambiental para as pessoas. Poder participar desse evento e levar tudo isso para crianças que não teriam esse acesso é muito gratificante para o nosso Grupo. Fizemos questão de prolongar os dias do evento nas nossas atrações para receber o maior número possível de alunos. Ver cada sorriso espontâneo, cada olhar de surpresa, cada pulo de alegria, preenche o nosso coração e nos dá a certeza que estamos no caminho certo.” – Cristiano Buerger Filho, diretor do Grupo Oceanic